ACOMPANHE AS NOVIDADES

Últimas Notícias

Quarta, 23 de Outubro de 2019

Câmara de Natal e Grupo Reviver concluem mutirão de mamografias

Nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Natal concluiu o mutirão de mamografias promovido em parceria com o Grupo Reviver. O Legislativo natalense abraçou a Campanha Outubro Rosa realizando neste mês uma série de eventos alusivos à prevenção e tratamento do câncer de mama, serviços voltados para a mulher e desde o último dia 10 de outubro foi um dos pontos de arrecadação de lenços, que visam ajudar a melhorar a autoestima de mulheres que estão na luta contra a doença. O material arrecadado foi doado ao Grupo Reviver.

Para encerrar as atividades do Outubro Rosa 2019, uma palestra em parceria com a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Rio Grande do Norte (ABMCJ/RN) com o tema “Mulher Justiça & Cidadania: Os Direitos dos Pacientes Oncológicos” será ministrada amanhã (24), a partir das 09h, aberta ao público. A intenção é conscientizar as mulheres vítimas de câncer sobre as garantias e implementação dos seus direitos.

De acordo com a vice-presidente da Casa, vereadora Nina Souza (PDT), o Outubro Rosa mostra que as mulheres estão unidas no propósito de buscar melhorias para a saúde. "Essa campanha ajudou a chamar a atenção da população feminina para a importância do diagnóstico precoce do câncer e motivou que outras causas sociais fossem encampadas nos demais meses do ano, por exemplo, o Setembro Dourado (mês da conscientização sobre o câncer infantojuvenil) e o Novembro Azul (mês de alerta para a saúde do homem). Neste cenário, a Câmara de Natal, como poder político mais próximo do povo, não poderia ficar de fora". 

Conforme a vereadora Eleika Bezerra (PSL), o envolvimento dos parlamentares e servidores do Parlamento Municipal garantiu o êxito de mais uma edição da iniciativa. "Foi um empreendimento vitorioso, que ajuda a salvar vidas e a evitar dor. Como mulher, agradeço emocionada por tanto carinho e atenção. Atitudes assim fazem toda a diferença", comemorou.

O Grupo Reviver foi fundado em 18 de outubro de 2012 por mulheres natalenses que pessoalmente enfrentaram o câncer de mama ou que ainda passam por tratamento quimioterápico, aliadas a amigas que vivenciaram e/ou vivenciam tal situação em suas famílias ou em seu círculo de relacionamentos.

Segundo a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Mota, a campanha superou todas as expectativas. "Inicialmente estavam previstos cerca de 200 atendimentos, no entanto, já realizamos 250. Então, os números mostram que a prevenção entrou na pauta de muitas pessoas e é esse despertar o principal objetivo do Outubro Rosa", avaliou ela. "Costumo dizer que o câncer chega nos indivíduos que não se tocam, não se olham e não se amam. Porque quem sem ama se cuida. O câncer também não gosta de alegria; a tristeza é o que o alimenta. Portanto, todos devem se tocar, se amar e ser felizes, mesmo com os desafios do dia a dia", acrescentou.

Atendimentos

Para atender à demanda criada com o sucesso da parceria entre a Câmara Municipal de Natal e o Grupo Reviver, nos dias 21 e 22 de novembro o trabalho será retomado a fim de oferecer mamografias para as pessoas cadastradas que não conseguiram se inserir entre as 250 que receberam o serviço em outubro. Já no dia 23, a atividade terá como foco as servidoras da Câmara.

Texto: AssessoriaCMN/Junior Martins

Fotos: Verônica Macedo


Deixe seu Comentário