ACOMPANHE AS NOVIDADES

Últimas Notícias

Sexta, 18 de Outubro de 2019

Eleika prestigia lançamento do livro sobre professora e ex-vereadora Baía

A vereadora Professora Eleika tevea honra de prestigiar, na noite desta quinta-feira (17), o lançamento do livro ‘Maria Queiroz Baía: Exemplo de superação e luta contra o preconceito’, da escritora e sobrinha Lúcia Eneida Ferreira Moreira. O lançamento – que aconteceu na AABB – conta a história de Baía, professora e ex-vereadora de Natal. 

Nascida em Grossos, em 1928, sem as duas pernas e com apenas um braço, Baía percebeu cedo que suas limitações físicas não eram empecilhos em sua vida. Lidar com o preconceito das pessoas era um desafio maior. Por conta deste preconceito, Baía teve sua matrícula negada em várias escolas por muitos anos. Então, estudava em casa, sozinha, consultando o livro dos irmãos. 

Apenas aos 28 anos de idade, ela teve a matrícula permitida e conseguiu ingressar na escola. Concluiu o ginásio e depois se formou em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Começou a dar aulas e tornou-se uma das professoras mais conhecidas da cidade. A fama a levou a uma cadeira nesta Casa Legislativa e exerceu o mandato de vereadora entre os anos de 1977 e 1981, quando subia diariamente estas escadas cantando ‘Maria de Nazaré’. Baía faleceu em 1981, aos 53 anos.


Deixe seu Comentário