ACOMPANHE AS NOVIDADES

Últimas Notícias

Segunda, 29 de Julho de 2019

Participação de idosos ratifica importância da campanha Julho Branco

Foram oito dias de uma intensa e diversificada programação voltada para os idosos. Música, dança, corais, teatro, jogos de tabuleiro, caminhada, vôlei adaptado, corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas, atendimento jurídico e muita animação. Assim foi a segunda edição da campanha “Julho Branco”, instituída no calendário oficial de eventos do município de Natal pela Lei Nº 6.713/2017 por uma iniciativa da vereadora Professora Eleika.

A campanha tem o objetivo de esclarecer a importância da experiência dos idosos e de sua participação no mundo atual, além de proporcionar a essas pessoas momentos de cultura, lazer, melhores condições de saúde e elevação da autoestima. Para Professora Eleika, um ponto fundamental é a conscientização dos indivíduos que integram outras faixas etárias da importância do idoso, alertando sobre como ele deve ser tratado e os motivos para este tratamento especial. “A população idosa no Brasil está crescendo muito e hoje representa uma parcela bastante significativa. Então, é preciso que se dê a devida importância a estes indivíduos. Os idosos são uma bandeira importante e prioritária no nosso mandato exercido desde 2013 na Câmara Municipal de Natal. Assim, criamos a campanha Julho Branco, que virou lei, justamente para valorizar aos idosos e para buscar melhorar a qualidade de vida deles”, pontua.

A abertura do Julho Branco foi realizada no último dia 16, no Instituto Juvino Barreto, com apresentações culturais de música, coral e teatro. Já no dia seguinte, na quarta-feira (17), a programação contou também com atividades culturais na Associação RioGrandense Pró-Idosos (ARPI). 

A novidade deste ano ficou por conta da primeira edição dos Jogos Municipais do Idoso, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), entre os dias 18 e 19, como parte da programação do Julho Branco. O evento esportivo teve competições de dança de salão, dança de grupos, caminhada de revezamento, câmbio (vôlei adaptado), jogos de tabuleiro (dama e dominó). As atividades foram realizadas no Palácio dos Esportes e tiveram a participação de idosos das Instituições de Longa Permanência e de Centros de Convivência da capital. Ainda na sexta-feira (19), aconteceu a atividade ‘Idoso na Praça’, na Praça Central do Conjunto de Neópolis com grupos musicais compostos por idosos.

Na semana seguinte, a programação incluiu apresentações de teatro e ação de beleza pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) Marly Sarney. Já no dia seguinte, a ação de beleza aconteceu no CCPI Ivone Alves, antecedida por oficinas. 

O encerramento da campanha foi realizado em prestigiado evento na sexta-feira (26), no Ginásio Arena do Morro, em Mãe Luiza. Na recepção, a música da Banda da Polícia Militar, seguida da apresentação dos grupos de dança dos CCPIs Marly Sarney e Ivone Alves e do Espaço Solidário. Durante o evento também foram oferecidos serviços de corte de cabelo, design de sobrancelhas e manicures por profissionais do SENAC, além de atendimento jurídico pela OAB com orientações sobre direitos e assuntos relacionados aos idosos. 

“O Julho Branco vem crescendo e, este ano, contamos com um apoio importantíssimo: o da Prefeitura do Natal. Por isso, aproveito para agradecer o apoio do Executivo, por meio das secretárias municipais de Esporte e Lazer (SEL), Danielle Mafra, e de Trabalho e Assistencia Social (SEMTAS), Andrea Dias. Foi com muita responsabilidade e seriedade que ambas as Secretarias abraçaram esta causa. Como é importante quando o Executivo e o Legislativo se unem em prol de uma causa tão nobre como a dos idosos! Desejo que a experiência deste ano com o Julho Branco inspire a todos e a cada um para que no próximo ano tenhamos um mês dedicado ao idoso ainda mais bonito e festejado! Mas, principalmente, que o cuidado, o carinho, a atenção e o zelo à pessoa idosa não fique apenas para o mês de Julho e, sim, para todos os dias!”, conclui a vereadora Professora Eleika.

A segunda edicação do Julho Branco contou com a realização da vereadora Professora Eleika e da Prefeitura do Natal e com o apoio da OAB/RN, SESC/RN, Fecomércio, Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Lar da Vovozinha, Instituto Juvino Barreto, LAE, CIADE, ARPI, Espaço Solidário, Centros de Convivência Ivone Alves e Marly Sarney, Modecon, Duo Rock Cello & Piano, Forró Ousadia, e Polícia Militar. 


Deixe seu Comentário