ACOMPANHE AS NOVIDADES

Últimas Notícias

Terça, 17 de Outubro de 2017

Professores cobram valorização da profissão durante homenagem na Câmara

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (17), uma sessão solene para entregar a Comenda Educador Anísio Teixeira aos educadores que se destacam ou se destacaram através de seus relevantes serviços prestados na rede de ensino de Natal. Ao todo foram homenageados 17 profissionais por indicação dos vereadores da Casa.

A Comenda proposta pela vereadora Professora Eleika Bezerra (PSL) tem o objetivo de reconhecer e valorizar a atuação dos gestores, professores, orientadores ou coordenadores. Eleika, contudo, cobrou a valorização dos profissionais da educação e lembrou que todos os outros profissionais já tiveram um professor na vida.

"Esse é um momento que precisa ser lembrado diante da importância que o profissional professor tem na vida de todos nós. No entanto, será que temos, de fato, o que comemorar? Vimos muitas manifestações de apoio nos últimos dias, mas é preciso que passemos das palavras. É preciso que se valorize, de verdade, o profissional professor, principal profissional de uma nação e que deveria ser o mais bem pago", pontuou. 

De acordo com dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o salário dos professores do país representa cerca de 52% da média salarial de outras profissões, longe da meta de se equiparar à média até 2020 prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE). 

Uma das homenageadas da noite foi a professora Maria Tereza Maranhão, que dedicou 37 anos de sua vida ao magistério, ocupando cargos diversos cargos de professor até diretora. Hoje aposentada, ela foi enfática ao defender o amor à profissão como uma das condições para exercê-la.

"Eu me aposentei, mas continuo sendo professora, continuo sendo educadora. É uma profissão que vem de dentro da gente. Ensinar e educar é algo importante, e, pra gente, emocionante. É quase uma relação de mãe e filho. Não há nada que compense esse amor que a gente sente ao ensinar e ver o aprendizado. Acho que todos deveriam pensar nisso antes de seguir a profissão", contou.

Segundo o movimento Todos pela Educação, a cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura, apenas 51 concluem. Entre os que chegam ao fim do curso, apenas 27 manifestam o interesse em seguir carreira no magistério.

Participaram da sessão solene os vereadores Nina Souza (PEN), Dinarte Torres (PMB), Cícero Martins (PTB), Franklin Capistrano (PSB), Sueldo Medeiros (PMB), Kleber Fernandes (PDT), Ériko Jácome (PODE), Felipe Alves (PMDB), Dickson Nasser Jr. (PSDB), Eudiane Macedo (SD), Ubaldo Fernandes (PMDB), Paulinho freire (SD), Júlia Arruda (PDT), Ary Gomes (PDT), além de representantes da Prefeitura do Natal, do Governo do Estado e de instituições ligadas ao ensino.

Texto: Marcius Valerius

Foto: Verônica Macedo


Deixe seu Comentário